top of page

Você sabe o que são Bens Digitais?


O que são bens digitais e como protegê-los?


De modo geral, bens de direito são coisas ou objetos úteis ao ser humano, o interesse das pessoas sobre determinado bem pode ser ecônomico e/ou sentimental.


Exemplo disto, é que dois bens idênticos podem ter valores diferentes, o VW Fusca, ano 72, na maioria das vezes é vendido por seu valor de mercado, já um Fusca idêntico deixado de gerança, dificilmente seria vendido pelo mesmo valor. Mas então, o que seriam bens digitais?


Os bens digitais são um tipo de bem intangível, ou seja, bem que não possui uma forma física, que vem ganhando importância na sociedade contemporânea, especialmente com o advento da internet e das tecnologias de informação e comunicação. Com o aumento da utilização de dispositivos eletrônicos e da realização de atividades online, o direito tem sido desafiado a encontrar formas de lidar com a natureza única desses bens.



Tipos de bens digitais?


Os bens digitais podem ser entendidos como qualquer tipo de conteúdo ou informação que seja armazenado eletronicamente como canais, sites, e-books, arquivos de áudio, vídeo, imagens, documentos, softwares, jogos, músicas, entre outros. Eles não possuem uma existência física e são facilmente reproduzidos e distribuídos sem a necessidade de um suporte material, o que torna sua proteção uma tarefa complexa.


Proteção jurídica dos bens digitais:


No âmbito jurídico, a propriedade de bens digitais pode ser protegida por meio do direito autoral, que garante aos autores ou titulares de direitos a exclusividade de uso, reprodução e distribuição desses bens. Além disso, é possível utilizar contratos de licenciamento para regular o acesso e a utilização desses bens por terceiros, estabelecendo regras e limitações para sua utilização.


Outra questão importante envolvendo os bens digitais diz respeito à sua transmissão em caso de sucessão, como em caso de morte do titular dos direitos. Nesses casos, é preciso que a legislação preveja mecanismos para que os herdeiros possam assumir a propriedade desses bens e garantir sua proteção e utilização de forma legítima.


Também é preciso lidar com questões relacionadas à segurança e privacidade dos bens digitais, especialmente quando se trata de dados pessoais e informações confidenciais.


Considerando que os bens digitais são passíveis de comercialização, é preciso observar também a legislação do Código Civil, sobretudo, questões contratuais e relativas à entrega do bem previstas artigos 233 a 242 do Código Civil.


Se você possui dúvidas a respeito de como proteger, transferir, valorar ou comercializar bens digitais, procure um advogado(a) especialista para te auxiliar e atender suas necessidades.


Conheça nosso trabalho!


Somos a @youconsultdigital, a Consultoria Digital destinada a descomplicar e solucionar as dúvidas e problemas de empresas que se profissionalizam no meio digital.


Nossa atuação está intimamente ligada a área do Direito Digital, e consequemente, ao registro de marcas no INPI, conte com nossos serviços para solucionar qualquer questão relacionada ao ambiente virtual.


Contamos com uma equipe eficiente que poderá auxiliá-lo (a) na análise e revisão de causas, e também com uma equipe jurídica qualificada que irá adotar as melhores medidas para garantir sua segurança jurídica nos mais diversos setores.


Comments


bottom of page