COMO SE TORNAR UM PRO-PLAYER?
- Roberto Bianchini
- 23 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

O sonho de muito jovens que amam jogar video-game é se profissionalizar na área e poder tirar seu sustento jogando seus games favoritos, este post irá te mostrar que é possível, mas não é tão simples quanto parece.
Jogar profissionalmente é um trabalho, exige resultados e o cumprimento de regras, como pagamentos (salário e derivativos contratuais), carga horária e disciplina.
Já imaginou ganhar a vida fazendo aquilo que você mais gosta? Para muitos essa realidade não passa de um sonho, na maior parte das vezes por necessidade ou falta de planejamento estratégico, as pessoas se veem presas à vidas que elas jamais desejaram.
Portanto, se você deseja fazer diferente da maioria das pessoas, será necessário muito planejamento e comprometimento. O primeiro passo pode ser o mais difícil, muitas portas se fecharão, mas não desista.
A imersão dos pro-players no mercado de trabalho não é muito diferente do convencional, ou seja, quanto mais capacitado, mais alto você poderá chegar. Portanto, invista em você, não meça esforços, conte com parcerias de empresas de confiança que te darão suporte para chegar e se manter sempre no topo.
No mundo dos Pro-Players a competitividade se inicia antes mesmo dos campeonatos, as equipes, antes de firmarem contrato com seus representantes, costumam exigir altos níveis de rendimento, inevitavelmente, gerando enorme disputa entre os potenciais candidatos, optando sempre pelo mais qualificado.
Além de muita dedicação e treinamento intensivo para aprimorar suas habilidades, o aspirante a pro-player precisa estar atento às “regras do jogo”, compreender efetivamente o cenário do game em que ele está se introduzindo, conhecer os protagonistas e os coadjuvantes, e principalmente, promover sua profissionalização.
A profissionalização do Pro-Player é ampla e complexa, pois, é necessário compreender as legislações, e consequentemente, direitos e deveres inerentes à profissão.
Normalmente, o vínculo entre o jogador (pro-player) e a equipe (empresa) caracteriza relação de emprego, isto é, esta relação esta sob a éxide da Justiça do Trabalho, portanto, devem obedecer os direitos trabalhistas.
Além disso, o contrato de trabalho do pro-player tem suas particularidades previstas na lei do Desporto (Lei Pelé) Lei 9.615 de 24 de março de 1998.
Portanto, considerando a complexidade de leis envolvidas na relação entre atleta e os demais contratantes, é fundamental para o pro-player a contratação de advogado/ consultoria qualificada que possa assegurar e proteger seus direitos, evitando prejuízos e defendendo seus interesses.
A @youconsultdigital é uma consultoria com profissionais qualificados com vasta experiência na área do Direito Gamer, entre em contato conosco: clique aqui.
Comentarios