Registro de Marca no Esporte Eletrônico (E-Sports)
- Roberto Bianchini
- 22 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Você sabia que seu time de E-Sport e seu "nickname" são marcas?
Sabia também que para você poder explorá-la e ter direito sobre a marca é preciso registrá-la no INPI?
A marca é o principal meio de reconhecimento do seu trabalho pelos patrocinadores, empresas e público, através dela é feita a conexão entre torcida e jogadores. Essa mesma lógica se aplica para os "nicknames" de cada jogador, que certamente serão reconhecidos por seus nicks e irão explorá-los em lives e redes sociais.
As marcas precisam ser registradas no Instituto de Propriedade Industrial - INPI -, para que a organização e seus jogadores tenham o domínio e propriedade e, consequentemente, possam usá-la sem nenhum risco de perdê-la para terceiros.
Muitos são os desafios para a formação de uma organização ou equipe de E-Sports, seu(s) fundador(es) precisará(ão) de muito planejamento estratégico para alcançar os objetivos previamente delineados.
Um dos principais objetivos iniciais, é dar nome e cara para a organização de esporte eletrônico (E-sport), e essa escolha será muito importante para o sucesso do seu projeto, por isto, o registro da marca deve ser feito imediatamente após a definição do nome e logo/brasão, para o benefício das seguintes garantias jurídicas:
1 - A propriedade da marca - Impede que terceiros se apropriem da marca antes de você;
2 - O uso e a exclusividade - Cabe a você explorar a marca como quiser, utilizando dela ou cedendo o uso para quem desejar;
3 - Garantia de direitos contra copiadores e fraudadores - Facilita a compreensão do judiciário acerca do verdadeiro "dono" da marca, evita discussões e faz com que processos fluam mais rápido e com maior eficácia;
4 - Legalização - A segurança jurídica necessária para desenvolver sua atividade legalmente;
5 - Licenciar Produtos - Para poder confeccionar e vender produtos com o nome e/ou logo da sua marca.
TER A MARCA REGISTRADA É GARANTIA DE PROFISSIONALIZAÇÃO
Empresas de grande porte, antes de elegerem seus potenciais patrocinados ou contratados (publicidade), realizam pesquisas públicas que permitem elas visualizarem quais as conformidades jurídicas que uma organização de E-Sport e seus jogadores possuem, e evidentemente, dão preferência aos profissionais que estão com a documentação regular e possuem todos os direitos sobre seu conteúdo e marca.
Se você ou sua empresa possui uma marca sem registro, chegou a hora de profissionalizar seu projeto. A @youconsultdigital terá o maior prazer em auxiliá-lo neste procedimento. Contate-nos para mais informações.
Conheça nosso trabalho!
Somos a @youconsultdigital, a Consultoria Digital destinada a descomplicar e solucionar as dúvidas e problemas de empresas que se profissionalizam no meio digital.
Nossa atuação está intimamente ligada a área do Direito Digital, e consequemente, ao registro de marcas no INPI, conte com nossos serviços para solucionar qualquer questão relacionada ao ambiente virtual.
Contamos com uma equipe eficiente que poderá auxiliá-lo (a) na análise e revisão de causas, e também com uma equipe jurídica qualificada que irá adotar as melhores medidas para garantir sua segurança jurídica nos mais diversos setores.
Comments