O Que Você Realmente Precisa Saber Sobre a Regulação da Internet e das Redes Sociais (PL 2630/20)
- Roberto Bianchini
- 11 de abr. de 2023
- 3 min de leitura

Muito se discute a respeito da regulação das redes sociais, especialmente sobre uma perspectiva política, sob o argumento de uma potencial censura aplicada pelo governo, que supostamente, passaria a controlar todas as atividades na rede.
A verdade é que, o controle da internet, com o acesso irrestrito da população, é praticamente impossível. Sendo o Brasil um país democrático, a restrição de acesso à informação é inconstitucional, uma vez que, infringem a Constituição Federal, em seu art. 5º inciso XXXIII, bem como, o inciso II do § 3 do art. 37 e o § 2 do art. 216 da CF.
Embora o tema censura seja indiscutivelmente importante, claramente não é o que se impõe no projeto de Lei (PL 2630/20 - Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet), que visa a regulação das redes sociais e internet.
Embora o projeto deva sofrer algumas alterações no processo legislativo, ele não perderá seu conteúdo principal, que a garantia de liberdade, responsabilidade e transparência no ambiente virtual.
Os principais pontos de preocupação do legislador para a formulação do projeto são:
1. A transparência no uso dos algoritmos – para compreender os objetivos e a condução das ideias destinadas ao usuário
2. Identificação eficiente dos usuários – para evitar o anonimato e consequentemente inibir atos ilícitos e crimes.
3. Responsabilidade das big techs – Visa a responsabilização e penalização das empresas por permitirem ou manterem conteúdos inapropriados e ilegais.
Já ouviu a famosa frase “A internet é uma terra sem lei”?
Pois é, a regulação da internet visa derrubar esse conceito de uma vez por todas.
Pontos positivos da Regulação da Internet e das Redes Sociais!
Já passou da hora das pessoas entenderem que o ambiente virtual não é brinquedo, mas sim um ambiente como qualquer outro. Portanto, deve manter suas atitudes dentro dos parâmetros legais, caso contrário sofrerá as mesmas consequências do "mundo real".
O projeto prevê situações que viabilizam a indentificação mais ágil e efetiva dos infratores anônimos, permitindo que a responsabilização pelos atos ilicitos praticados seja mais assertiva, seja na esfera cível ou criminal.
Atualmente, já é possível fazer a identificação do usuário anônimo, contudo, é preciso seguir uma série de condições e atos jurídicos, que requerem tempo, para descobrir quem está por trás do anonimato.
Se aprovado o Projeto de Lei, além das medidas que visam a redução da prática dos atos ilícitos, a identificação será mais fácil, viabilizando a penalização mais rápida do infrator, o que consequentemente, inibe a repetição de atos ilícitos e crimes.
LEMBRE-SE: a contratação de um Advogado Especializado em direito digital é fundamental para a resolução de causas que envolvem e/ou são praticadas na Internet.
O Projeto pode ser aprovado ainda nesse ano de 2023!
O Ministro da Justiça junto a alguns parlamentares estão arquitetando o projeto e pretendem a aprovação ainda para esse ano de 2023.
Acompanhe nossa página e nossas redes sociais, para ficar por dentro das alterações que virão por ai.
Gostou do vídeo Curta e Compartilhe.
Conheça nosso trabalho!
Somos a @youconsultdigital, a Consultoria Digital destinada a descomplicar e solucionar as dúvidas e problemas de pessoas e empresas que se profissionalizam no meio digital.
Nossa atuação está intimamente ligada a área do Direito Digital, conte com nossos serviços para solucionar qualquer questão relacionada ao ambiente virtual.
Contamos com uma equipe eficiente que poderá auxiliá-lo (a) na análise e revisão de causas, e também com uma equipe jurídica qualificada que irá adotar as melhores medidas para garantir sua segurança jurídica nos mais diversos setores.
Comments