top of page

Conta banida ou bloqueada (Redes Sociais - Influencers)

Atualizado: 28 de jul. de 2022



O banimento de conta (o famoso ban) no Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Twitter e Twitch, são comuns e muitas vezes o usuário sequer compreende o motivo da punição, neste artigo iremos desmistificar um pouco das políticas internas das redes sociais e como é essas punições podem ser revertidas.


Com a ascensão das redes sociais, os perfis passaram a fazer parte da identidade das pessoas, ambiente virtual onde é possível se expressar, comunicar, inserir socialmente, representar e por vezes trabalhar (Influencers).


As redes socais são gerenciadas por suas desenvolvedoras, as mesmas responsáveis por elaborar as regras da comunidade. Essas regras, normalmente, visam a boa convivência entre os usuários dentro da respectiva plataforma.


O usuário para criar seu perfil na rede social desejada, precisa concordar com as regras / regulamento da comunidade, trata-se de um termo de adesão, onde o usuário deve anuir caso queira prosseguir com a criação da conta ou perfil.


Raramente, as pessoas lêem as especificações das regras impostas pela desenvolvedora, a verdade é que a grande maioria simplesmente concorda, sem sequer conferir do que se trata.


Por sua vez, as desenvolvedoras criam mecanismos para identificar as irregularidades praticadas por seus usuários, bem como, possuem equipes destinadas a avaliarem e punirem essas violações.


Quando identificam as infrações, dependendo da rede social, lança ao usuário um aviso, como é o caso do Strike no Youtube, essa advertência serve para alertar sobre o descumprimento das diretrizes da comunidade, não sendo justificada, interrompida e sanada a irregularidade, a próxima punição pode ser o banimento da conta.


As punições de forma geral podem ser revertidas, seja de forma interna, adminsitrativamente com a própria desenvolvedora, seja judicial, através de ação específica.


Nas duas oportunidades a apresentação da defesa por parte do usuário deve ser minusciosa, comprobatória e convicente, a defesa administrativa, por exemplo, deve compreender os preceitos da norma violada, as reincidências, as advertências e a particuaridade do caso.


Já na hipótese da defesa jurídica, além das questões relacionadas no parágrafo anterior, é necessário compreender como as normas da rede social se adequa a legislação vigente, levando em consideração todo o complexo legislativo pátrio, para não correr risco de perder sua conta para sempre.


É indicado que as defesas contra bloqueios e banimentos de contas de redes sociais sejam feitas por profissionais habituados com as diretrizes das comunidades, portanto, caso necessite de consultoria ou assistência para promover sua defesa, você pode contar conosco, a @youconsultdigital terá o maior prazer em atendê-lo!




Commenti


bottom of page