Como Saber se um Investimento é Seguro - Aprenda a se Proteger de Golpes Virtuais
- Roberto Bianchini
- 6 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Com a popularização do mercado financeiro, abriram-se portas para formação de novas instituições voltadas a intermediação de investimentos, mais conhecidas como CUSTODIANTES ou CORRETORA DE INVESTIMENTOS.
A palavra custódia se refere ao ato de proteger e guardar alguém ou algo. Portanto, a principal função desse agente é evitar que problemas ocorram com o capital dos investidores.
Em decorrência desses atributos, as Custodiantes ou Corretoras de Investimento são responsáveis por fazer o meio de campo entre investidor e a compra e venda de ativos financeiros.
Principais atribuições de uma CORRETORA DE INVESTIMENTOS / CUSTODIANTES.
Controlar, conservar e conciliar os títulos mobiliários;
Atender às solicitações de compra e venda feitas pelo investidor;
Realizar a guarda física dos ativos não escriturais;
Cuidar dos registros das aplicações.
Mas o que isso tem a ver com um investimento seguro?
Para que as empresas possam atuar como custodiantes, elas precisão ser registradas na CVM – Comissão de Valores Imobiliários, que nada mais é que o órgão regulador do mercado de capitais.
Dentre os objetivos da CVM, os principais são garantir que pessoas possam investir com total segurança e que tenham seus direitos e investimentos resguardados.
Por isso, a empresa que oferece a compra e venda de ativos sem a devida inscrição na CVM, não está apta a garantir a segurança necessária que o investidor precisa.
Portanto, para maior segurança do seu investimento procure saber se a custodiante pretendida está inscrita no órgão regulador.
Para você consultar se uma empresa está inscrita na CVM, vou deixar o link com todas as CUSTODIANTES registradas na CVM aqui embaixo, é só acessar e consultar:
Quais são os riscos de investir em uma instituição não inscrita na CVM?

Primeiro é importante destacar que, a inscrição da empresa na CVM, é realizada através de um processo bastante minucioso, que requer a regulamentação de uma série de obrigações que visam proteger o investidor e seu capital.
Ou seja, a empresa que não possui inscrição ativa, pode não atender os requerimentos básicos de segurança, deixando em risco a integridade do seu capital. Ou ainda pior ela pode estar mal intencionada, como é o caso de diversas fraudes financeiras catalogadas recentemente.
Os golpes financeiros possuem algumas similaridades, portanto, fiquem atentos aos sinais:
1. Falta de inscrição na CVM.
2. Promessa de rendimentos muito além do convencional. “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.
3. Publicidade ostentativa (pessoas mostrando terem ficado milionárias investindo na empresa ou negócio).
4. Sistema de Pirâmide Financeira (Você irá lucrar mais se trazer novas pessoas para o negócio).
Além desses indícios, a CVM divulgou o resultado de uma pesquisa realizada com vítimas de golpes, que revelou os principais aspectos que contribuíram para que elas caíssem:
Aparência do site transmitindo confiança.
Outros familiares/amigos já haviam feito o investimento.
Bom atendimento por parte dos profissionais.
Pequeno investimento exigido.
Desconhecimento da modalidade do golpe.
A pesquisa mostrou também que, as Criptomoedas foram o produto de investimento mais usado nas fraudes, e WhatsApp o principal meio de divulgação.
Somos a @youconsultdigital e esperamos ter ajudado você a se manter seguro em seus próximos investimentos.
Conheça nosso trabalho!
Somos a @youconsultdigital, a Consultoria Digital destinada a descomplicar e solucionar as dúvidas e problemas de empresas que se profissionalizam no meio digital.
Nossa atuação está intimamente ligada a área do Direito Digital, conte com nossos serviços para solucionar qualquer problema relacionado ao ambiente virtual.
Contamos com uma equipe eficiente que poderá auxiliá-lo (a) na análise e revisão de causas, e também com uma equipe jurídica qualificada que irá adotar as melhores medidas para garantir sua segurança jurídica nos mais diversos setores.
Commentaires